NÚCLEO DE ESTUDOS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WINNICOTT PARA A EDUCAÇÃO (NECWE)
Solicite o link de acesso através do e-mail: grupowinnicottpb@gmail.com ou fique atento(a) às nossas redes sociais, disponibilizamos o link no dia anterior
EMENTA
Considerando que a instituição educacional deve ser um lugar onde crianças e adolescentes possam experimentar sua vitalidade com segurança e que esse ambiente também deve sustentar as aquisições em termos de desenvolvimento emocional infantil o NECWE do GWPB propõe-se a aprofundar estudos e pesquisas nos campos da Psicanálise e Educação sustentados nas contribuições do pensamento de Donald Woods Winnicott.
A proposta é vincular os estudos a partir do eixo temático do Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott que acontece anualmente.
Os resultados desses estudos poderão ser submetidos para apresentação de trabalhos no Brasileiro, cujo tema em 2023 é “Família: tudo começa em casa”.
PROGRAMA DO NECWE do GWPB 23
Família e Escola
Público: Profissionais e estudantes da psicanálise, da psicologia, da educação, da assistência social e áreas afins.
Dinâmica dos encontros: Apresentação das principais ideias contidas nos textos por um ou mais participante(s) do NECWE do GWPB, discussão teórica e estudos de situações que ocorrem na escola a partir do relato dos participantes do NECWE.
Frequência: mensal, às sextas-feiras, das 19h30 às 21h00
Encontros gratuitos (VAGAS LIMITADAS)
Coordenação: Andréa Pires
Programa de Estudos 2023
24/março – 5° Encontro
Expressões do racismo na escola: precisamos falar disso!
Apresentação: Alba Dezan (DF)
Psicóloga clínica
Psicanalista em formação pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo – CEP
Especialista em Teoria Psicanalítica – UnB
Mestre em Psicologia Clínica e Cultura – UnB
Coordenadora do Espaço Winnicott Brasília
Coordenação: Andréa Pires
28/abril – 6° Encontro
Da violência à convivência: demandas contemporâneas de intervenções docente
Apresentação: Fernando Andrade (PB)
Psicólogo; Graduado em Filosofia e Letras; Especialista em teoria Psicanalítica; Mestre e Doutor em Educação; Professor do Departamento de Fundamentação da Educação do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PPGDH-CCHLA) da UFPB; coautor e organizador de livros e artigos científicos nas áreas da Educação e da Psicanálise.
Coordenação: Andréa Pires
12/maio – 7° Encontro
A escuta e o suporte ao professor durante e após a pandemia
Apresentação: Cheila Araujo Mussi Montenegro (ES)
Psicóloga Clínica; Pedagoga; Psicopedagoga com atuação Clínica e Institucional. Coordenadora da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Núcleo Espírito Santo nas gestões: 2014/2016, 2017/2019, 2020/2022; Professora convidada em cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia; Pós-graduada em Supervisão Educacional, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG e Psicopedagogia pela Escola de Psicopedagogia de Buenos Aires – E.Psi.B.A; Consultora em Educação: formação de professores, análise e implantação de currículos, orientação a pais; Organizadora e coordenadora do Grupo Independente D. W. Winnicott, em Vitória, ES; Representante do Espírito Santo na Equipe Organizadora dos Encontros Brasileiros sobre o Pensamento de D. W. Winnicott.
Coordenação: Andréa Pires
14/julho – 8° Encontro
A reinvenção da escola em tempos pandêmicos à luz da Psicologia Escolar e do conceito winnicottiano de Holding
Apresentação: Sylvana Melo(PB)
Psicóloga de formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialista em Psicologia Educacional pela UFRN e em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); Mestre em Psicologia Social pela UFPB; Doutora em Ciências da Educação pela UMinho, Portugal; Experiências em Políticas Públicas no campo da Saúde e da Educação; Atua numa Instituição de Educacional Profissional enquanto Psicóloga Educacional.
Coordenação: Andréa Pires
24/novembro – 9° Encontro
Mágoas familiares e alienação parental: repercussões na criança em contexto escolar
Apresentação: Sandra Baccara (BSB)
Psicóloga Clínica e Jurídica; Doutora em Psicologia; Especialista em Psicoterapia da infância e da adolescência e em terapia conjugal e familiar. Autora de livros e artigos científicos. Coordenadora do Espaço Winnicott Brasília.
Coordenação: Andréa Pires
20/outubro – 10° Encontro
“Deprivação” ambiental escolar durante e pós-pandemia: consequências no psiquismo infantil e o manejo pela escola
Apresentação: Juliana B. Lima (AM)
Psicóloga e Pedagoga; Mestre em Gerontologias; Especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica pela Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro (UGF/RJ); Atua em Educação Especial, Clínica e Supervisão; Membro fundadora do Centro de Estudos e Formação em Psicanálise de Manaus – Percurso.
Coordenação: Andréa Pires
17/novembro – 11° Encontro
O uso excessivo de jogos e telas pelas crianças e os efeitos observados na capacidade para se relacionar e para o brincar na escola
Apresentação: Tahisa Cavalcante (PB)
Graduação em Psicologia (Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ); Especialista em Saúde Mental (Faculdades Integradas de Patos – FIP); Atendimento a crianças, adolescentes e adultos em consultório particular e no Tribunal de Justiça da Paraíba – TJPB; Psicóloga Escolar da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Coordenação: Andréa Pires
Programa 2022
29/julho – 1º encontro: O momento de ingresso na escola
Coordenação: Cleon Cerezer (RS)
Texto principal:
WINNICOTT, D. W. A Mãe, a Professora e as Necessidades da Criança. In: WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S. A., 1982, pp. 214-224.
Leituras complementares:
WINNICOTT, D. W. Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. In: WINNICOTT, D. W. O Ambiente e os Processos de Maturação: Estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Tradução de Irineo Constantino Schuch Ortiz. Porto Alegre: Artmed, 1983, pp. 70-78.
WINNICOTT, D. W. A professora, os pais e o médico. In: WINNICOTT, D. W. Pensando sobre crianças. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed Editora S.A., 2005, pp. 89-102.
13/agosto – Pré-encontro para o XVI Encontro Brasileiro sobre o pensamento de D. W. Winnicott
Palestrantes: Luiza Moura (RS); Joaquim Jorge (MG) e Sérgio Kehdy (MG)
26/agosto – 2º encontro: A agressividade infantil e o manejo na escola
Coordenação: Andréa Pires (PB) e Fernando Andrade (PB)
Textos principais :
WINNICOTT, D. W. O Uso de um Objeto e o Relacionamento através de Identificação . In: WINNICOTT, D. W.; WINNICOTT, C.; SHEPHERD, R.; DAVIS, M. (orgs.). Explorações psicanalíticas. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005, pp. 171-177.
OLIVEIRA A. P.; BELO F. R. R.; ANDRADE, F. C. B.; GONZAGA, K. R. V. Análise da Agressividade docente na cena pedagógica: implicações para a formação de professoras(es) . In: Revista Tempo Psicanalítico (ISSN 0101-4838), volume 53, n. 1, Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle, 2021.
Leituras complementares :
WINNICOTT, D. W. Agressão e suas raízes. In: WINNICOTT, D. W. Privação e Delinquência. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012, pp. 93-110.
WINNICOTT, D. W. As raízes da agressividade. In: WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2019, pp. 262-270.
WINNICOTT, D. W. A tendência antissocial. In: WINNICOTT, D. W. Da Pediatria à Psicanálise Obras Escolhidas. Tradução de Davy Bogomoletz. Rio de Janeiro: Imago, 2000, pp. 406-416.
22, 23 e 24 de setembro – XVI Encontro Brasileiro sobre o pensamento de D. W. Winnicott
28/outubro – 3º encontro: A criatividade e o brincar: a escola como um espaço potencial
Coordenação: Fernanda Real Dotto (RS)
Texto principal:
WINNICOTT, D. W. A Criatividade e suas Origens. In: WINNICOTT, D. W. O Brincar e a realidade. Tradução de Breno Longhi. São Paulo: Ubu Editora, 2019, pp 108-140.
Leituras complementares:
WINNICOTT, D. W. Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: WINNICOTT, D. W. . O Brincar e a realidade. Tradução de Breno Longhi. São Paulo: Ubu Editora, 2019, pp 13-51.
WINNICOTT, D. W. A localização da Experiência Cultural. In: WINNICOTT, D. W. O Brincar e a realidade. Tradução de Breno Longhi. São Paulo: Ubu Editora, 2019, pp. 154-166.
WINNICOTT, D. W. O lugar em que vivemos. In: WINNICOTT, D. W. O Brincar e a realidade. Tradução de Breno Longhi. São Paulo: Ubu Editora, 2019, pp. 167-176
25/novembro – 4º encontro: A intersubjetividade docente-aluno e as questões da aprendizagem na escola
Coordenação: Mariza Porto (RN) e Thayla Amaral (SP)
Texto principal:
WINNICOTT, D. W. O aprendizado infantil. In: WINNICOTT, D. W. Tudo começa em casa. Tradução Paulo Sandler. São Paulo: Martins Fontes, 2005, pp. 137-144.
Leituras complementares:
WINNICOTT, D. W. Sobre influenciar e ser influenciado. In: WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2019, pp. 225-230.
WINNICOTT, D. W. Diagnóstico Educacional. In: WINNICOTT, D. W. A criança e o seu mundo. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2019, pp. 231-237.
WINNICOTT, D. W. Influência de grupos e a criança desajustada: o aspecto escolar. In: WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2011, pp. 213-226.
21h – Avaliação dos trabalhos em 2022 e apresentação da proposta de trabalho para 2023 a partir do tema eleito para o XVII Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott
Confraternização!