Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos do GWPB se reunirá mensalmente, sextas-feiras, das 19h às 21h sempre abordando a temática proposta pelo Grupo dos Encontros BR, cujo objetivo é tanto estudar temas a partir da obra de Winnicott quanto produzir trabalhos a serem apresentados no evento nacional sobre o pensamento de D.W. Winnicott. O tema para o XV Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D.W. Winnicott, a acontecer em Manaus (AM), entre os dias 24 e 26 de setembro de 2020, será “Solidão – entre o sentimento e a capacidade de estar só”.

O Grupo de Estudos do GWPB trata-se de um grupo de estudos contínuo e com investimento mensal. Acontecerá em locais a serem definidos e disponibilizados pelos integrantes do Grupo, assim, as vagas são limitadas. O grupo funciona da seguinte maneira: a leitura básica indicada será realizada previamente e os membros levarão questões, comentários, esclarecimentos etc. Além disso, podem ser realizadas leituras de artigos a serem apresentados no Encontros Brasileiros (neste caso, o trabalho deve ser disponibilizado na semana anterior oportunizando a leitura por parte de todos os membros do grupo com vistas ao favorecimento da discussão). O tamanho limite de integrantes do grupo se dá como forma de favorecer que todos e todas possam usar o seu lugar de fala no grupo e em sendo assim, após 3 faltas consecutivas, sem justificativa prévia, o participante será desligado deixando a vaga disponível para outro(a) participante.

Investimento: R$ 50,00 mensais (as faltas são cobradas)

 

Programação

Temática:

Entre a solidão e a capacidade de estar só: ressonâncias

Bibliografia básica:

WINNICOTT, D.W. A natureza Humana. Trad. Davi Bogomoletz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990.

WINNICOTT, D.W. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.

WINNICOTT, D.W.  O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983.

WINNICOTT, D.W. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Trad. Davy Bogomoletz – Rio de Janeiro: Imago Ed., 2000.

 

Datas 2020: 

  • 14 de fevereiro
  • WINNICOTT, D.W. Estabelecimento da relação com a realidade externa. In: ____. A natureza Humana. Trad. Davi Bogomoletz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990, p. 120 – 135.WINNICOTT, D.W. Os estados iniciais. In: ____. A natureza Humana. Trad. Davi Bogomoletz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990, p. 147 – 152.WINNICOTT, D.W. Um estado primário do ser: os estágios pré-primitivos. In: ____. A natureza Humana. Trad. Davi Bogomoletz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990, p. 153 – 156.
  • Coordenação: Katherinne Gonzaga
  • Local: Na casa da colega Nara Macedo

  • 13 de março
  • WINNICOTT, D.W. Objetos e fenômenos transicionais In: _____. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975. (REVISITA)WINNICOTT, D.W. A localização da Experiência Cultural. In: _____. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975, p. 133 – 144.
  • Coordenação: Andréa Pires
  • Local: Ed. Phoenix

  • 17 de abril
  • WINNICOTT, D.W. O lugar em que vivemos. In: _____. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975, p. 145 – 152.WINNICOTT, D.W. O uso de um objeto e relacionamentos através de identificações. In: _____. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975, p. 121 – 132.;
  • Coordenação: Katherinne Gonzaga
  • Local: online

  • 08 de maio

WINNICOTT, D.W. A capacidade de estar só. In. ____. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 31 – 37.

Coordenação: Mariza Porto

Local: online


  • ALTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA – 19 de junho

Discussão sobre atendimento online: criança, adolescente e adulto

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Local: Plataforma a definir


  • ALTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA – 24 de julho

Atendimento online infantil: o jogo do rabisco com Adriana Ribas (RS)

Adriana Ribas – psicóloga, psicanalista pela SPPA, especialista em infância e adolescência pelo CEAPIA, especialista em intervenções precoces, supervisora de obs de bebês( método Bick), especialista em terapia de casal e família, membro do Comitê S. Ferenczi de PA. Professora e supervisora do Ceapia e Instituto Contemporâneo.

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Local: Plataforma Google Meet


  • 28 e 29 de agosto

28 de agosto – Pré-Encontro para o XV Encontro Brasileiro Sobre o Pensamento de D. W. Winnicott 2021, em Manaus (AM)

“A psicopatologia no contexto da transicionalidade: solidão e falha na comunicação em ‘O silêncio’ de I. Bergman, de 1963.

Conferência: Henrique Silva (AM)

Atividade aberta ao público – vagas limitadas

29 de agosto – Ciclo de conversas online GWPB

9h às 10h30

A psicanálise online: adultos, adolescentes e crianças

Cleon Cerezer (RS), Denile Thé (CE), Luciana Carvalho (MG)

11h às 12h30

A clínica psicanalítica em tempos da COVID-19

Dalva Alencar (RN), Joaquim Jorge (MG), Luís Alberto Jeremias (PR)

Local: Plataforma Zoom

INSCRIÇÕES ABERTAS


  • 24, 25 e 26 de setembro XV Encontro Brasileiro sobre o pensamento de Winnicott – Manaus (AM);

  • 09 de outubroResgate do tema estudado, apresentação do que se viu em Manaus, reflexões, apresentação de proposta para os estudos 2020/2021 e notícias sobre o Brasileiro de 2022;

Coordenação: a definir

Local: a definir


  • 13 de novembro – a definir;

Coordenação: a definir

Local: a definir


  • 11 de dezembro – Confraternização;

Coordenação: a definir

Local: a definir;