TEMAS LIVRES

NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO PARA APRESENTAÇÃO DE TEMAS LIVRES

 

Os(As) interessados(as) em participar da seleção deverão escrever um artigo científico referente ao tema escolhido conforme lista abaixo citada.

Processo seletivo:

O autor deverá enviar o resumo até o dia 02 de maio de 2023. E enviar o artigo completo até o dia 02 de agosto de 2023 através do e-mail: selecaodeartigosxviiencontrobr@gmail.com

O autor deverá indicar em qual eixo temático seu artigo se insere no assunto do e-mail.

Os eixos temáticos são:

1) Família e Parentalidades

2) Família e Sociedade

3) Família e Educação

4) Família e a Criança

5) Família e a Adolescência

6) Família e a Adultez

7) Família e a Adultez Madura

8) Família e Desenvolvimento Emocional

9) Família e Intervenções clínicas

10) Família, Convivências e Violências

11) Família e Psicossomática

12) Família e Criatividade

13) Família e Gênero

14) Família e Cultura

15) Família e Arte

16) Família e Saúde

Observe-se que:

Somente poderão participar do processo seletivo mediante a inscrição no evento.

Não há limite de artigos por participante.

A responsabilidade autoral e ética cabe a cada autor(a).

Somente receberão certificados os(as) colegas inscritos(as) no Encontro, mesmo que o trabalho tenha mais de um(a) autor(a).

☀️🌵

Formatação do texto

Título:

Título do artigo em português, incluindo nota de rodapé (*) com informações sobre origem do trabalho (apresentação em evento, derivado de dissertação ou tese) e outras eticamente necessárias.

Nome completo do autor (apresentado no canto direito, logo abaixo do título), incluindo nota de rodapé (**) com dados de filiação institucional, créditos acadêmicos e profissionais. Nome e endereço completo do autor (telefone e endereço eletrônico).

Resumo:

Em português, deverá conter entre 300 e 400 palavras, com até 5 palavras chave. No resumo, deve-se indicar o objeto, o problema investigado, a ideia principal (argumento desenvolvido) e o(s) objetivo(s) do trabalho, bem como o tipo de estudo (revisão teórica, caso clínico etc.) e, nas considerações finais, a resposta ao problema investigado e novos problemas que o exercício gerou.

Texto:

O artigo deve conter até 5 (cinco) páginas (folha tamanho A4), além das referências.

Espaçamento: de 1,5 (duas) linhas

Margens: 3 (três) cm (superior e esquerda) e de 2 (dois) cm (inferior e direita). Fonte: Times New Roman corpo tamanho 12 (doze).

Padrões gráficos:

Palavras estrangeiras: em itálico, sem aspas.

Títulos de artigos e títulos de livros mencionados no texto: fonte tipo normal, com aspas.

Citações no texto

Citação de autores no texto

Devem ser apresentadas pelo sobrenome do(s) autor (es) seguido(s) do ano da publicação. Ex.: Macedo e Fontes (2010) ou (Macedo & Fontes, 2010).

No caso de citações com mais autores, a primeira vez que aparecem no texto são citados todos; nas citações seguintes cita-se o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão latina “et al.”.

Exemplos:

Na primeira vez que os autores aparecem no texto,

Braga, Guimarães, Ortiz, Silva e Marques, 2011 ou (Braga, Guimarães, Ortiz, Silva & Marques, 2011).

Ávila, Moraes e Meyer (2009) ou (Ávila, Moraes & Meyer, 2009).

Nas citações seguintes,

Braga et al. (2011) ou (Braga et al., 2011).

Ávila et al. (2009) ou (Ávila et al., 2009).

Obs.: Na lista final de referências todos os nomes dos autores deverão ser citados.

Documentos cujo autor é uma entidade coletiva devem ser citados pelo nome da entidade por extenso, seguido do ano da publicação. Ex.: American Psychological Association (2001) ou (American Psychological Association, 2001).

Citação obtida através de canais informais (aula, conferência, comunicação pessoal, correio eletrônico etc.) Acrescentar a informação entre parênteses após a citação. Ex.: (Informação verbal, 24 de outubro de 2010).

Citação de obras antigas e reeditadas

Citar a data da publicação original seguida da data da edição consultada. Ex.: Freud (1898/1976) ou (Freud, 1898/1976).

Citação textual

No caso de transcrição literal de um texto, esta deve ser delimitada por aspas duplas, seguidas do sobrenome do autor, data e página citada. No caso de citação de trecho com 40 ou mais palavras, esta deve ser apresentada em parágrafo próprio sem aspas duplas, iniciando com a linha avançada e terminando com a margem sem recuo. Toda a citação vai em fonte menor. Obs.: Na citação de depoimento ou transcrição de entrevista, as falas devem ser apresentadas em itálico, e sua forma de apresentação deve seguir a orientação apontada acima (citação textual).

Citação indireta

Na citação indireta, ou seja, aquela cuja ideia é extraída de outra fonte, utilizar a expressão “citado por”. Ex.: Para Ribas (1990) citado por Braga (1998) ou Para Ribas (1990, citado por Braga, 1998).

Obs.: Nas referências mencionar apenas as obras consultadas, no caso acima: (Braga, 1998).

Notas de rodapé

As notas de rodapé devem ser evitadas sempre que possível; no entanto, quando apontadas no corpo do texto devem ser indicadas com números arábicos sequenciais, imediatamente depois da frase a que digam respeito. As notas devem ser apresentadas no rodapé da mesma página. Os autores mencionados nas citações devem ser apresentados nas referências, não em nota de rodapé.

Referências

Devem ser apresentadas no final do artigo. Sua disposição deve ser em ordem alfabética do último sobrenome do autor e constituir uma lista encabeçada pelo título Referências. No caso de mais de uma obra de um mesmo autor, as referências deverão ser dispostas em ordem cronológica de publicação.

Transcrição dos elementos

AUTOR

Indica(m)-se o(s) autor (es) pelo último sobrenome, em letras minúsculas (inicial maiúscula apenas na primeira letra do sobrenome), seguido(s) do(s) prenome(s) abreviado(s).

Títulos

Os títulos e subtítulos devem ser separados por dois pontos.

Local de publicação

O nome do local (cidade de publicação) deve ser indicado conforme figura no documento.

Quando o local não for identificado, utilizar a expressão [s.l]

Editora

Indicar tal como figura no documento, abreviando-se os prenomes. Suprimir as palavras que designam a natureza jurídica ou comercial. Quando a editora não é identificada, utilizar a expressão [s.n]

Ex. de referências

Aulagnier, P. (1978). La violence de l’interpretation. Paris: PUF.

Spillius, E. B. (Org.). (1990). Melanie Klein hoje, desenvolvimentos da teoria e da técnica. Vol. 2: Artigos predominantemente técnicos. Rio de Janeiro: Imago.

Klein, M. (1962). Amor, culpa e reparação. In M. Klein & J. Riviere, Vida emocional dos civilizados (pp. 57-113). Rio de Janeiro: Zahar.

Freud, S. (1977). Histeria. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 1, pp.77-102). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1888).

CASOS OMISSOS NESTE REGULAMENTO SERÃO DECIDIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO.

☀️🌵

Apresentação dos temas livres

O horário da apresentação assim como a indicação da sala, os títulos dos artigos e os nomes dos(as) autores(as) estarão disponíveis no site www.grupowinnicottpb.com.br a partir de 30 de agosto de 2023.

As mesas serão compostas por 03 apresentadores de Temas Livres, um Coordenador e um Secretário. Cada apresentador de Temas Livres contará com 15 minutos para sua exposição e os 15 minutos finais, após as três apresentações, serão abertos para perguntas e debate com a plateia sobre os três trabalhos da mesa. Não haverá intervalo ou debate entre as apresentações, somente ao final.

Solicitamos, ainda, que informe a necessidade de equipamento audiovisual na ocasião do envio do artigo, em 02 de julho de 2023.

Aguardamos vocês!

Equipe paraibana organizadora do XVII Encontro Brasileiro Sobre o Pensamento de D.W. Winnicott