Grupo de Estudos

O Grupo de Estudos do GWPB trata-se de um grupo de estudos contínuo e com investimento mensal. Acontecerá em locais a serem definidos e disponibilizados pelos integrantes do Grupo, assim, as vagas são limitadas. O grupo funciona da seguinte maneira: a leitura básica indicada será realizada previamente e os membros levarão questões, comentários, esclarecimentos etc. Além disso, podem ser realizadas leituras de artigos a serem apresentados no Encontros Brasileiros (neste caso, o trabalho deve ser disponibilizado na semana anterior oportunizando a leitura por parte de todos os membros do grupo com vistas ao favorecimento da discussão). O tamanho limite de integrantes do grupo se dá como forma de favorecer que todos e todas possam usar o seu lugar de fala no grupo e em sendo assim, após 3 faltas consecutivas, sem justificativa prévia, o participante será desligado deixando a vaga disponível para outro(a) participante.

O Grupo de Estudos do GWPB se reúne mensalmente, quintas-feiras, das 19h30 às 21h30 sempre abordando a temática proposta pelo Grupo dos Encontros BR, cujo objetivo é tanto estudar temas a partir da obra de Winnicott quanto produzir trabalhos a serem apresentados no evento nacional sobre o pensamento de D.W. Winnicott, um espaço potencial e de criação.

Investimento: R$ 50,00 mensais (as faltas são cobradas)


PROGRAMA DO GRUPO DE ESTUDOS DO GWPB

2024 – 2025

 “EXPERIENCIAR, ESPERANÇAR, LIBERTAR:

ENTRE O UNO E O MUNDO”

Winnicott, rejeitando as especulações teóricas metapsicológicas, busca através da experiência vivida e/ou a ser vivida a conquista da autonomia (cura, tal qual como ele a concebe), própria da liberdade – quando na maturidade emocional – que se dá na experiência e sustentação da esperança.

Além disso está na noção de experiência a sua “maneira de formular o que é o método de tratamento psicanalítico, que acrescenta à clássica concepção freudiana, resumida na fórmula “recordar, repetir, elaborar”, outros sentidos e objetivos para o processo analítico, que ultrapassam a experiência relacionada à elaboração do inconsciente reprimido” (Fulgêncio, 2011, p.57), o que, a meu ver, favorece a autonomia medida pela liberdade de continuidade do vir a ser.

Imbrincada nesse processo, segundo Gurfinkel (2016, p. 39), está a arte de esperar, “uma das contribuições mais significativas de Winnicott para a clínica psicanalítica. […] A capacidade de esperar implica a crença de que o objeto será encontrado; assim, a espera só é possível quando há esperança. Ora, a espera-esperança é também condição essencial para a capacidade de sonhar. [Donde] o ato antissocial é um grito de socorro, e ele é, portanto, um sinal de esperança”.

Assim, nos próximos meses, vamos passear por Winnicott em suas noções de experienciar e esperançar rumo a libertar.

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PROGRAMA DE ESTUDOS OUT.2024 – SET.2025

GRUPO DE ESTUDOS DO GWPB

“EXPERIENCIAR, ESPERANÇAR, LIBERTAR: ENTRE O UNO E O MUNDO”

 

11.OUTUBRO.2024 – Discussão e Apresentação da programação

  • Discussão inicial sobre o tema do XIX Brasileiro;
  • Elaboração, organização e apresentação da programação Out.2024/Set.2025

 Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Online (Plataforma Zoom)

Coordenação: Katherinne Gonzaga

 

22.NOVEMBRO.2024“Experienciar para criar”

Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 203 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação: Katherinne Gonzaga

 Bibliografia básica

WINNICOTT, C. (1989). D.W.W.: uma reflexão. In: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1994.

WINNICOTT, D. W. Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: D. W. WINNICOTT. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

WINNICOTT, D. W. O brincar: a atividade criativa e a busca do eu (self). In: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

WINNICOTT, D. W. O brincar: uma exposição teórica. In: O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

 

13.DEZEMBRO.2024 “Experienciar… criar… esperançar”

Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 203 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

 Bibliografia básica

WINNICOTT, D. W. A criatividade e suas origens. In: O Brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

WINNICOTT, D. W. (1978). Aspectos clínicos e metapsicológicos da regressão no contexto psicanalítico. In: Da Pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

 

 JANEIRO.2025 – RECESSO

 

14.FEVEREIRO.2025 “Esperançar para libertar”

Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 203 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

Bibliografia básica

WINNICOTT, D. W. Agressão e suas raízes. In: Privação e delinquência. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

WINNICOTT, D. W. A tendência antissocial. In: Privação e delinquência. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

 

14.MARÇO.2025 “A técnica para a experiência criativa”

Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 203 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

 Bibliografia básica

WINNICOTT, D. W. Os objetivos do tratamento psicanalítico. In: O Ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

WINNICOTT, D. W. O conceito de indivíduo saudável. In: Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

WINNICOTT, D. W. A cura. In: Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

 

11.ABRIL.2025 – “A técnica do experienciar para o esperançar”

Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 203 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

Bibliografia básica

WINNICOTT, D. W. Darão as escolas progressistas excesso de liberdade à criança? In: Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

WINNICOTT, D. W. Variedades de psicoterapia. In: Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

WINNICOTT, D. W. Sum: eu sou. In: Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

 

09.MAIO.2025 – “Esperançar no libertar-se”

Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 203 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

Bibliografia básica

WINNICOTT, D. W. Material clínico. In: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1994.

WINNICOTT, D. W. O uso de um objeto e o relacionamento através de identificações. In: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1994. Capítulo 34, parte I.

 

JUNHO – RECESSO

 

11.JULHO.2025 – “No fio da esperança”

Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 203 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

Bibliografia básica

WINNICOTT, D. W. O medo do colapso. In: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1994.

WINNICOTT, D. W. Psiconeurose na infância. In: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1994.

WINNICOTT, D. W. Para um estudo objetivo da natureza humana. In: Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 1994.

 

08.AGOSTO.2025 – “Experienciando, Esperançando, libertando: entre o uno e o mundo”

Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 203 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

Apresentação e discussão de artigos a serem apresentados no XIX Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott

– 4 apresentações de 20 minutos cada

– Discussão – 40 minutos

 

19, 20 e 21.SETEMBRO.2025

XIX Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott

Rio de Janeiro (RJ)

 

 


PROGRAMAÇÃO NOV.2023 – JUN.2024

“CASA, TEMPO, MUNDO… continuidades”

Na passagem de casa para o mundo há de se experimentar a transição que transforma. São as contínuas experiências, quando suficientemente boas, que se dão no espaço transicional que favorecem a transformação, o amadurecimento.

O tema do XVIII Encontro Brasileiro sobre o pensamento de D. W. Winnicott, a acontecer em Porto Alegre, entre os dias 6 e 9 de junho, é: “Temporalidade: permanência e transformação”.

Da casa contínua em experiências suficientemente boas, com o tempo, chega-se ao mundo.

Davis e Wallbridge (1982) lembram que se tem no trabalho de Winnicott o equilíbrio e a proporção necessárias devido à sua crença na natureza humana, uma vez que a dificuldade é o humano fazer com que os instintos lhe sirvam ao invés de governá-lo. Atingir a medida relacional que é singular a cada limite e espaço.

Compreender o espaço como o lugar onde existe o conteúdo […] – onde os prazeres primitivos e o frescor do sentimento têm oportunidade de revelar-se na ideia que é expressa. E podemos tomar os limites deste espaço como sendo os controles auto-impostos que colocam os prazeres e os sentimentos a serviço da expressão da ideia – que lhe dão forma e, portanto, significado. (DAVIS; WALLBRIDGE, 1982, p. 160).

Sua teoria e prática podem ser pautadas nessa compreensão: a partir da organização do de um ambiente – setting – concretizado pelo espaço, tempo e comportamento (WINNICOTT, 1970).

O amadurecimento emocional se dá na realização em termos de controle interno e autonomia, um compromisso firmado entre o limite (eu e não-eu) e o espaço encontrados dentro da realidade interna de cada um levando a uma menor necessidade de controle externo e esse processo se dá no tempo contínuo enquanto for necessário para um lado ou para o outro, ou seja, se para controle ou autocontrole até o indivíduo alcançar a maturidade emocional quando ele já será mais capaz de gerir-se.

Para Winnicott (1961), o tempo é a “quarta dimensão da integração”. O sentimento de continuidade no tempo é uma conquista que se dá pari-passu com a provisão ambiental suficientemente boa (WINNICOTT, 2000) em direção ao alcance do “eu sou”.

“O sentimento de tempo contínuo” é construído acrescido da complementação dos processos que envolvem os cuidados maternos e paternos, levando a capacidade de se preocupar, de modo que o “desenvolvimento se dá no tempo-espaço”, pois para criar o mundo é necessário favorecer a instituição de um espaço potencial.

A descontinuidade nos cuidados maternos e paternos suficientemente bons, ameaça a integridade egóica e sua fragilidade leva a rumos diversos. E, muitas vezes, é na clínica que se deve a sustentação da provisão ambiental o que se dá através da técnica de dar tempo para quem não teve o tempo necessário para se desenvolver e amadurecer.

Nesse sentido, o nosso programa de estudos entre dezembro de 2023 e junho de 2024 dedica-se ao tema do tempo na obra de Winnicott.

Sejam todos bem-vindos e todas as bem-vindas!

 

PROGRAMA DE ESTUDOS NOV.2023 – JUN.2024

GRUPO DE ESTUDOS DO GWPB

“CASA, TEMPO, MUNDO… Temporalidade: permanência e transformação”

 

23.NOVEMBRO.2023 – Ecos XVII BR e Apresentação da programação

 Ecos do XVII Brasileiro e apresentação do cronograma 2023/2024

Claudia Valéria, Demian Quirino e Juliana Ledo – Discussão

  • Apresentação da programação nov.2023 – jun.2024

 Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 105 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar)

Coordenação: Katherinne Gonzaga

 

14.DEZEMBRO.2023 – “O tempo em Winnicott: a quarta dimensão da integração”

 Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB e Confraternização

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 105 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Bibliografia básica

WINNICOTT, Donald Woods. Sum: Eu sou. In: D.W. WINNICOTT. Tudo começa em casa. Trad. Paulo Sandler. – 5ª ed. – São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2011, p. 41 – 52.

WINNICOTT, D. W. Desenvolvimento emocional primitivo (1945). In: WINNICOTT, Donald Woods. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000, p. 218 – 232.

WINNICOTT, Donald Woods. Notas sobre o fator tempo no tratamento (1961). In: SHEPHERD, R.; JOHNS, J.; ROBINSON, H.T. D.W. WINNICOTT: Pensando sobre crianças. Trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 1997, p. 202 – 204.

 

22.FEVEREIRO.2024 – “O sentimento de tempo contínuo”

 Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 105 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

Bibliografia básica

WINNICOTT, D. W. A teoria do relacionamento paterno-infantil (1960). In: WINNICOTT, Donald Woods. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 38 – 54.

WINNICOTT, D. W. O desenvolvimento da capacidade de se preocupar (1963). In: WINNICOTT, Donald Woods. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 70 – 78.

 

24.FEVEREIRO.2024 – Pré-Encontro para o XVIII Encontro Brasileiro sobre o pensamento de D. W. Winnicott – GWPB, ETW e GWRN

 Encontro aberto ao público na modalidade on-line

 

14.MARÇO.2024 – “O desenvolvimento se dá no tempo-espaço…”

 Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 105 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

Bibliografia básica

WINNICOTT, D. W. A criatividade e suas origens. In: WINNICOTT, Donald Woods. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975, p. 95 – 120.

WINNICOTT, D. W. A localização da experiência cultural. In: WINNICOTT, Donald Woods. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975, p. 133 – 144.

 

11.ABRIL.2024 – “A descontinuidade que ameaça”

 Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 105 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

Bibliografia básica

WINNICOTT, D. W. A ausência do sentimento de culpa. In: WINNICOTT, Donald Woods. Privação e delinquência. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 119 – 126.

WINNICOTT, D. W. O preço de desconsiderar a pesquisa psicanalítica. In: In: D.W. WINNICOTT. Tudo começa em casa. Trad. Paulo Sandler. – 5ª ed. – São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2011, p. 41 – 52.

 

09.MAIO.2024 – “Sustentação: a técnica de dar tempo para quem não teve tempo”

 Encontro fechado para participantes do Grupo de Estudos do GWPB

Local: Híbrido – Online (Plataforma Zoom) e Sala 105 – Ed. Phoenix (Av. Sen. Rui Carneiro, 33. Brisamar).

Coordenação:

Bibliografia básica

WINNICOTT, D. W. Provisão para a criança na saúde e na crise” (1962). In: WINNICOTT, Donald Woods. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 62 – 69.

WINNICOTT, D. W. A experiencia mãe-bebê de mutualidade. In: WINNICOTT, Clare; SHEPHERD, Ray; DAVIS, Madeleine. Explorações psicanalíticas D. W. Winnicott. Trad. José Octávio de Aguiar Abreu – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994, p. 195 – 202.

 

JUNHO.2024 – XVIII Encontro Brasileiro sobre o pensamento de D. W. Winnicott

 6, 7, 8 e 9 de junho 2024 – XVIII Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott

Realização: Seminários POA (RS) – Local: Plaza Hotel

 

11.JULHO.2024

08.AGOSTO.2024

12.SETEMBRO.2024

 10.OUTUBRO.2024

 14.NOVEMBRO.2024

 12.DEZEMBRO.2024

 


PROGRAMAÇÃO OUT.2022 – AGO.2023

“FAMÍLIA:TUDO COMEÇA EM CASA”

 Em “Os bebês e suas mães” (WINNICOTT, 2006, p. 92), Winnicott diz que o maior elogio, para a maior parte das pessoas, é serem encontradas e úteis e lembra palavras que, para ele, representam bem a comunicação entre o bebê e a mãe: “Encontro você; Você sobrevive ao que lhe faço à medida que a reconheço como um não-eu; Uso você; Esqueço-me de você; Você, no entanto, se lembra de mim; Estou sempre me esquecendo de você; Perco você; Estou triste.”

Essa passagem em Winnicott, para mim, traduz o processo do desenvolvimento maturacional saudável, o qual passa pela família! Família aqui, não no sentido restrito de “conjunto de pessoas, em geral ligadas por laços de parentesco, que vivem sob o mesmo teto”, como geralmente encontramos nos verbetes dos dicionários, mas no sentido de uma casca, cujas dimensões, em termos de forma, volume, textura, tessitura etc. seguem numa medida necessária a cada tempo da jornada maturacional do indivíduo.

Segundo Winnicott (2011, p. 137): “a família parece ser a estrutura especialmente programada para dar continuidade à dependência inconsciente da criança em relação ao pai e à mãe de fato; esta dependência inclui a necessidade que a criança tem de separar-se com rebeldia.” Lembra-nos, assim, que a família contribui de duas formas para esse processo maturacional saudável do indivíduo: tanto abrindo a possibilidade de ele voltar a ser dependente a qualquer momento que lhe seja necessário, quanto lhe permitindo trocar os pais pela família mais ampla, o social, pois, os círculos por mais amplos que sejam, identificam-se ao colo, aos cuidados, da mãe.

E nesse sentido, vemos que tudo começa em casa, se considerarmos “casa” qualquer espaço que abrigue, acolha, física e subjetivamente o indivíduo, lhe servindo de colo.

Em 2023, o XVII Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott acontecerá aqui em casa, em João Pessoa (PB), no modo presencial com o tema “Família: tudo começa em casa”, uma realização do Grupo Winnicott Paraíba (GWPB) e nossa proposta é passearmos, entre outubro de 2022 e agosto de 2023: pelas origens da família, a mulher na família, a criança na família, a família e a maturidade, a escola e a família e a família e o social.

Seja bem-vinda! Seja bem-vindo!

Katherinne Gonzaga (Coorda. GWPB)

 

MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O XVII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D. W. WINNICOTT

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Programa e Cronograma do Grupo de Estudos do GWPB  2023

  • 29 de outubro de 2022 – Origens da família

Denile Thé (CE)

“Os 3 C’s e as origens da existência”

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Local: Encontro aberto ao público – Online (Plataforma Zoom)

 

18 de novembro 2022 As origens da família

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Local: Encontro fechado – Híbrido.

 

Textos

WINNICOTT, D. W. O conceito de indivíduo saudável. IN: Tudo começa em casa. Trad. Paulo Sandler – 3 ed. – São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2011, p. 3 – 22.

WINNICOTT, D. W. O relacionamento inicial entre uma mãe e seu bebê. IN: Família e o desenvolvimento maturacional. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 21 – 28.

WINNICOTT, D. W. Adolescência: Transpondo a zona das calmarias. IN: Família e o desenvolvimento maturacional. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 115 – 128.

 

  • 17 de dezembro 2022 – Dalva Alencar (RN)

A criança em casa: onde tudo pode começar

Coordenação: Andréa Pires

Local: Encontro aberto ao público – Online (Plataforma Zoom)

 

  • 11 de fevereiro 2023 – Alba Dezan (DF)

“Família e sociedade: desdobramentos do amadurecimento emocional

Coordenação:

Local: Encontro aberto ao público – Online (Plataforma Zoom)

 

  • 17 de março 2023 – Família e sociedade

Coordenação: Katherinne Gonzaga e Nara Macedo 

Local: Encontro fechado – Híbrido.

Textos:

WINNICOTT, D. W. Algumas considerações sobre o significado da palavra democracia. IN: Família e o desenvolvimento maturacional. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 227 – 247.

WINNICOTT, D. W. A liberdade. IN: Tudo começa em casa. Trad. Paulo Sandler – 3 ed. – São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2011. p. 237 – 247

WINNICOTT, D. W. O conceito de falso self. IN: Tudo começa em casa. Trad. Paulo Sandler – 3 ed. – São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2011, p. 53 – 58

 

  • 15 de abril 2023 – Família e escola

Cleon Cerezer (RS)

A escola: suplemento e ampliação da família

Coordenação: Sylvana Melo

Local: Encontro aberto ao público – Online (Plataforma Zoom)

 

  • 19 de maio 2023 – Família e escola

Coordenação: Juliana Ledo

Local: Encontro fechado – Híbrido.

Textos:

WINNICOTT, D. W. A criança no grupo familiar. IN: Tudo começa em casa. Trad. Paulo Sandler – 3 ed. – São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2011, p. 123 – 136

WINNICOTT, D. W. Influências de grupo e a criança desajustada: o aspecto escolar. IN: Família e o desenvolvimento maturacional. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 213 – 227.

 

  • 08 de julho 2023 – “A mulher na família”

Denise Souza (RS)

A mulher na família

Coordenação:

Local: Encontro aberto ao público – Online (Plataforma Zoom)

 

  • 21 de julho 2023 – Família e maturidade

Coordenação: Diana Costa e Sylvana Melo

Local: Encontro fechado – Híbrido.

Textos:

WINNICOTT, D. W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar. IN: Família e o desenvolvimento maturacional. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 59 – 72.

WINNICOTT, D. W. Família e maturidade emocional. IN: Família e o desenvolvimento maturacional. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 129 – 140.

 

  • 2 de setembro – Adultez madura e família

Adriana Mendonça (RS)

“Winnicott e a família: da infância à adultez madura”

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Local: Encontro aberto ao público – Online (Plataforma Zoom)

 

CLIQUE AQUI PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O XVII ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O PENSAMENTO DE D. W. WINNICOTT

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Programação 2022

Temática:

“AMBIENTE E HOLDING: OS PROCESSOS DE MATURAÇÃO”

Para Winnicott, a situação analítica é também um espaço transicional, uma zona intermediária em que os fenômenos experimentados (por exemplo, o brincar das crianças e o falar dos adultos) nem são “uma questão de realidade psíquica interna, nem tampouco de realidade externa” (WINNICOTT, 1975, p. 134), localizam-se entre extensões do “eu” e do “não-eu”.

Um “ambiente de holding” (ABRAM, 2000) proporciona o “espaço de ilusão” na medida e intensidade necessárias a cada analisando, inspirando-os “confiança” (WINNICOTT, 2006) e oportunizando-os a experiência de aperceber criativamente (WINNICOTT, 1975): a base do sentimento de continuar sendo (WINNICOTT, 2000; 1983).

A concepção de Winnicott (2000) em torno das relações interpessoais na clínica considera a experiência e a intervenção que não é, necessariamente, interpretativa. Isto se alinha à ideia de uma linguagem pré-verbal na qual em contexto relacional é passível de se intervir. Tal como afirma Lejarraga (2015, p.16), para Winnicott “há sentido possível fora da representação e da linguagem, como vemos na experiência da intimidade inicial mãe-bebê, plena de sentido e de afeto”. A autora ressalta ainda que nas situações dos cuidados iniciais (relação mãe – bebê) “estabelece-se nesse contexto um começo de comunicação inconsciente e pré-verbal” (Idem, p.76) entre essa dupla, tratando-se de uma experiência de mutualidade, cuja comunicação independe da linguagem – é da ordem da experiência – registrando “os efeitos da confiabilidade” (p.77).

Assim, a comunicação estabelecida nas relações interpessoais, que independe da linguagem verbal, se dá pela experiência de mutualidade estabelecida através da oferta do holding e do handling instituindo o sentimento de confiança.

A função do holding é exercida através do atendimento ativo e atento ao bebê, ao paciente, garantindo-lhe a continuidade, nos encontros, nos objetos, que gerará o sentimento de confiança e assim, arriscará a comunicação.

Em 2022, o XVI Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de D. W. Winnicott a acontecer em BH, Minas Gerais – 100% online –, uma realização do Grupo Mineiro Winnicott, abordará o tema: “Ambiente e Holding” e nossa proposta é passearmos, ao longo de 2022: pelo impacto do ambiente sobre o desenvolvimento humano; pelo setting analítico; pela psicose e ansiedade psicótica; pela problemática da intrusão; pelo medo do colapso; pelo pai como o ambiente indestrutível; pelos limites e a estrutura de holding; pelo processo de personalização e pelo manejo.

Em 11 de fevereiro de 2022, retomaremos a nossa programação de estudos iniciado em novembro do último ano, sob a coordenação de Mariza Porto com a discussão do texto “Ansiedade associada à insegurança”.

Programa e Cronograma de Estudos  2022

 

  • 11 de fevereiro – o setting analítico

WINNICOTT, D. W. Aspectos Clínicos e Metapsicológicos da Regressão no Contexto Psicanalítico. In: WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000, p. 374 – 392.

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Local: Híbrido – Brisamar (Ed. Phoenix, sala 105) e online

 

  • 11 de março – psicose e a ansiedade psicótica

WINNICOTT, D. W. A preocupação materna primária. In: WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000, p. 399 – 405.

WINNICOTT, D. W. A integração do ego no desenvolvimento da criança. In: WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 55 – 61.

WINNICOTT, D. W. Comunicação entre o bebê e a mãe e entre a mãe e o bebê: convergências e divergências. In: WINNICOTT, D. W. Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 79 – 91.

Coordenação:  Andréa Pires, Katherinne Gonzaga e Mariza Porto

Local: Híbrido – Brisamar (Ed. Phoenix, sala 105) e online

 

  •  08 de abril – a problemática da intrusão e o medo do colapso

WINNICOTT, D. W. Memórias do nascimento, trauma do nascimento e ansiedade. In: WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000, p. 254 – 276.

WINNICOTT, C.; SHEPHERD, R.; DAVIS, M. O medo do colapso. In: WINNICOTT, D. W. Explorações psicanalíticas D. W. Winnicott. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 70 – 76.

WINNICOTT, C.; SHEPHERD, R.; DAVIS, M. O Conceito de Regressão Clínica Comparado com o de Organização Defensiva. In: WINNICOTT, D. W. Explorações psicanalíticas D. W. Winnicott. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 151 – 156.

Coordenação: Mariza Porto

Local: Híbrido – Brisamar (Ed. Phoenix, sala 105) e online

 

  • 20 de maio – o pai como o ambiente indestrutível

WINNICOTT, D. W. E o pai? In: WINNICOTT, D. W. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: LCT Editora, 1982, p. 127 – 133.

WINNICOTT, D. W. A delinquência como sinal de esperança. In: WINNICOTT, D. W. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 81 – 92.

Coordenação: Andréa Pires

Local: Híbrido – Brisamar (Ed. Phoenix, sala 105) e online

 

  • 17 de junho – os limites, a estrutura, a função e o manejo do holding

WINNICOTT, D. W. Influência de grupo e a criança desajustada. O aspecto escolar. In: WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 213 – 226.

WINNICOTT, D. W. Teoria do relacionamento paterno-infantil. In: WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 38 – 54.

WINNICOTT, C.; SHEPHERD, R.; DAVIS, M. Sobre as bases para o self no corpo. In: WINNICOTT, D. W. Explorações psicanalíticas D. W. Winnicott. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 203 – 211.

Coordenação: Sylvana Melo e Juliana Ledo

Local: Híbrido – Brisamar (Ed. Phoenix, sala 105) e online

 

  • 15 de julho

Espaço aberto para apresentação e discussão de trabalhos para o XVI Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de Winnicott – BH;

Inscrições: Andréa Pires; Katherinne Gonzaga;

Local: Híbrido – Brisamar (Ed. Phoenix, sala 105) e online

 

  • 13 de agosto Pré-Encontro Paraibano;

INSCRIÇÃO GRATUITA (VAGAS LIMITADAS)

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

  • 22, 23 e 24 de setembro XVI Encontro Brasileiro sobre o pensamento de Winnicott – BH (MG);

⇒ Saiba mais em: https://grupomineirowinnicott.com.br/

XVI ENCONTRO WINNICOTT 2022

  • 21 de outubro

Resgate do tema estudado, apresentação do que se viu em Belo Horizonte – ecos do Brasileiro –, apresentação de proposta para os estudos 2022/2023 e notícias sobre o Brasileiro de 2023;

Coordenação:

Local:

 

  • 18 de novembro

 Coordenação:

Local:

 

  • 16 de dezembro – Confraternização;

 Coordenação:

Local:


Programa e Cronograma de Estudos 2021

  • 19 de fevereiro

WINNICOTT, D. W. O primeiro ano de vida. Concepções modernas do desenvolvimento emocional. In: WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. Trad. Marcelo Cipolla – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 3 – 20.

WINNICOTT, D. W. Crescimento e desenvolvimento na fase imatura. Concepções modernas do desenvolvimento emocional. In: WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. Trad. Marcelo Cipolla – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 29 – 42.

Abertura: Katherinne Gonzaga

Coordenação: Andréa Pires

Local: Online – plataforma zoom ou meet


  • 12 de março

WINNICOTT, D. W. Fatores de integração e desintegração na vida familiar. In: WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. Trad. Marcelo Cipolla – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 59 – 72.

WINNICOTT, D. W. A criança no grupo familiar. In: WINNICOTT, D. W. Tudo começa em casa. Trad. Paulo Sandler – 5ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 123 – 136.

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Local: Online – plataforma zoom ou meet


 

  • 09 de abril

WINNICOTT, D. W. Família e maturidade emocional. In: WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. Trad. Marcelo Cipolla – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 129 – 140.

WINNICOTT, D. W. Algumas considerações sobre o significado da palavra democracia. In: WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. Trad. Marcelo Cipolla – 4ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 227 – 247.

Coordenação:

Local: Online – plataforma zoom ou meet


  • 07 de maio

Espaço aberto para apresentação e discussão de trabalhos para o XIV Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de Winnicott – Manaus;

Inscrições: a definir

Local: Online – plataforma zoom ou meet


  • 04 de junho

Espaço aberto para apresentação e discussão de trabalhos para o XIV Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de Winnicott – Manaus;

Inscrições: a definir

Local: a definir


  • 30 de julho

Espaço aberto para apresentação e discussão de trabalhos para o XIV Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de Winnicott – Manaus;

Inscrições: Nara Macedo

Local: Zoom


  • 13 de agosto

Espaço aberto para apresentação e discussão de trabalhos para o XIV Encontro Brasileiro sobre o Pensamento de Winnicott – Manaus;

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Local: Zoom


  • Setembro XV Encontro Brasileiro sobre o pensamento de Winnicott – Manaus (AM);

  • 08 de outubro

Resgate do tema estudado, apresentação do que se viu em Manaus, reflexões, apresentação de proposta para os estudos 2020/2021 e notícias sobre o Brasileiro de 2022;

Coordenação: a definir

Local: a definir


  • 12 de novembro –;

Coordenação: a definir

Local: a definir


  • 10 de dezembro – Confraternização;

Coordenação: a definir

Local: a definir

 

 

 

Datas 2020: 

  • 14 de fevereiro
  • WINNICOTT, D.W. Estabelecimento da relação com a realidade externa. In: ____. A natureza Humana. Trad. Davi Bogomoletz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990, p. 120 – 135.WINNICOTT, D.W. Os estados iniciais. In: ____. A natureza Humana. Trad. Davi Bogomoletz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990, p. 147 – 152.WINNICOTT, D.W. Um estado primário do ser: os estágios pré-primitivos. In: ____. A natureza Humana. Trad. Davi Bogomoletz. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990, p. 153 – 156.
  • Coordenação: Katherinne Gonzaga
  • Local: Na casa da colega Nara Macedo

  • 13 de março
  • WINNICOTT, D.W. Objetos e fenômenos transicionais In: _____. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975. (REVISITA)WINNICOTT, D.W. A localização da Experiência Cultural. In: _____. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975, p. 133 – 144.
  • Coordenação: Andréa Pires
  • Local: Ed. Phoenix

  • 17 de abril
  • WINNICOTT, D.W. O lugar em que vivemos. In: _____. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975, p. 145 – 152.WINNICOTT, D.W. O uso de um objeto e relacionamentos através de identificações. In: _____. O Brincar e a realidade. Trad. José Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975, p. 121 – 132.;
  • Coordenação: Katherinne Gonzaga
  • Local: online

  • 08 de maio

WINNICOTT, D.W. A capacidade de estar só. In. ____. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 31 – 37.

Coordenação: Mariza Porto

Local: online


  • ALTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA – 19 de junho

Discussão sobre atendimento online: criança, adolescente e adulto

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Local: Plataforma a definir


  • ALTERAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA – 24 de julho

Atendimento online infantil: o jogo do rabisco com Adriana Ribas (RS)

Adriana Ribas – psicóloga, psicanalista pela SPPA, especialista em infância e adolescência pelo CEAPIA, especialista em intervenções precoces, supervisora de obs de bebês( método Bick), especialista em terapia de casal e família, membro do Comitê S. Ferenczi de PA. Professora e supervisora do Ceapia e Instituto Contemporâneo.

Coordenação: Katherinne Gonzaga

Local: Plataforma Google Meet


  • 28 e 29 de agosto

28 de agosto – Pré-Encontro para o XV Encontro Brasileiro Sobre o Pensamento de D. W. Winnicott 2021, em Manaus (AM)

“A psicopatologia no contexto da transicionalidade: solidão e falha na comunicação em ‘O silêncio’ de I. Bergman, de 1963.

Conferência: Henrique Silva (AM)

Atividade aberta ao público – vagas limitadas

29 de agosto – Ciclo de conversas online GWPB

9h às 10h30

A psicanálise online: adultos, adolescentes e crianças

Cleon Cerezer (RS), Denile Thé (CE), Luciana Carvalho (MG)

11h às 12h30

A clínica psicanalítica em tempos da COVID-19

Dalva Alencar (RN), Joaquim Jorge (MG), Luís Alberto Jeremias (PR)

Local: Plataforma Zoom

INSCRIÇÕES ABERTAS


  • 24, 25 e 26 de setembro XV Encontro Brasileiro sobre o pensamento de Winnicott – Manaus (AM);

  • 09 de outubroResgate do tema estudado, apresentação do que se viu em Manaus, reflexões, apresentação de proposta para os estudos 2020/2021 e notícias sobre o Brasileiro de 2022;

Coordenação: a definir

Local: a definir


  • 13 de novembro WINNICOTT, D.W. Retraimento e regressão. In: ____. Da pediatria à psicanálise: obras escolhidas. Trad. Davy Bogomoletz – Rio de Janeiro: Imago Ed., 2000, p. 147 – 154.WINNICOTT, D.W. Comunicação e falta de comunicação levando a certos opostos. In. ____. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983, p. 163 – 174.Coordenação: Nara MacedoLocal: Plataforma Zoom

 


  • 11 de dezembro – Confraternização;

Coordenação: a definir

Local: Plataforma Zoom